quinta-feira, 11 de junho de 2009

Memorial de Leitura

Memorial de Leitura

A leitura é o horizonte que nos permite contemplar o conhecimento.
Através da minha mãe e tia , quando criança, já ouvia fábulas e outras estórias contadas por elas. A minha mãe criava melodramas com lençóis e seus cabelos longos e negros. Eu viajava neste mundo e, ao mesmo tempo, sentia-me parte dele.
Tenho lindas lembranças de livros como: A pata nada e o Barquinho de papel. Entender este mundo é conhecer o papel do protagonista que somente a experiência de leitura nos permite. As personagens envolvidas nas estórias traziam até mim,como leitora, as diferenças e semelhanças que devem nortear o processo imaginário.A minha avó “Preta” pedia que eu lesse as cartas que a mesma recebia dos filhos que moravam na capital.Enquanto eu lia, a mesma ficava como que hipnotizada e dizia-me: _ É a coisa mais linda que posso ver, ou seja, o poder da leitura.Sendo assim eu lia a mesma carta por três ou quatro vezes para que ela pudesse matar a saudade.Creio que a importância da interpretação está na construção realizada a partir do texto.Após as séries iniciais do ensino fundamental passei a ler obras da Vaga-Lume e encantei-me com “A ilha perdida”.As aventuras que enobrecem qualquer adolescente.
Mais tarde,passei a ler obras filosóficas ,romances da literatura estrangeira e brasileira,revistas, obras históricas sobre a segunda guerra mundial; o comunismo e também livros sobre a existência humana.
Como diz o nosso grande Rubem Alves "Talvez , se percebêssemos que somos efêmeros como a "Glória da manhã", seríamos tão belos quanto ela".O leque de leitura foi se abrindo e,com valor imensurável , permite-me decodificar e desvendar o misterioso mundo no qual eu me encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário