sexta-feira, 12 de junho de 2009

Relatório reflexivo do encontro de Professor Formador

Relatório reflexivo do encontro de professor formador
O Gestar II em Montes Claros, Minas Gerais, foi realizado entre os dias 23 e 27 do mês de Março de 2009. Este programa de formação continuada semipresencial foi orientado e ministrado pela professora Tamar . Nós, professores de Língua Portuguesa, tivemos a grata experiência de enriquecermos os nossos conhecimentos utilizando de todo o material, do dinamismo da professora e contamos também com a contribuição dos colegas. O curso foi baseado em: Dinâmicas de construção de textos envolvendo intertextualidade, paródia, paráfrase, poesia e prosa, narração enfim todos os aspectos de análises lingüísticas contempladas nos livros.
Considerando que o objetivo do programa é enriquecer a competência do professor e dos alunos para que os mesmos compreendam e transformem, para melhor, a realidade sócio-cultural do nosso país, é possível perceber que a educação aponta o caminho para um mundo melhor e mais humano.
Iniciamos o curso com o estudo da TP (Teoria e Prática) 03-Gêneros e Tipos Textuais e, em seguida, as TPs 04 – Leitura e Processos e escrita I e 05 – Estilo, Coerência e Coesão.
Diante deste estudo, percebe-se o quanto é importante a análise lingüística e mais uma vez entendemos o idioma como meio de transformação do homem. Ao assistirmos ao filme “Narradores de Javé” foram claramente encontradas as formas semânticas argumentativas, lexicais e sintáticas nas versões de cada ser . “O homem é o Senhor da fala”. A Semântica Argumentativa é que, seria justamente a “síntese ideal” entre a visão de língua de Saussure (objeto social, da qual o indivíduo é escravo) e a de Chomsky ( objeto ideal, lugar da liberdade, da criatividade individual). Já dizia o nosso escritor mineiro Guimarães Rosa “ Quando escrevo, repito o que já vivi antes e para estas duas vidas, um léxico só, não é suficiente.”
Como professora formadora, pretendo contribuir para que o Gestar II seja um marco referencial da educação no Brasil, uma vez que o mesmo está sendo realizado em todo o território brasileiro.
Acredito que se investirmos na conscientização dos nossos cursistas e os mesmos sendo multiplicadores desta meta, aí sim, teremos um país rumo ao desenvolvimento humano de qualidade e poder transformador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário