quarta-feira, 29 de julho de 2009

Oficina do Gestar II – 20 de junho de 2009


“As forças restritivas e as forças impulsionadoras que acompanham a profissão do educador”.
Iniciamos a oficina com uma reflexão comunitária do texto “Gaiolas e asas” de Rubem Alves. Houve silêncio e reflexão sobre as forças restritivas e as forças impulsionadoras que acompanham a profissão do educador. Ficou configurado que as escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.O papel de desenvolver as capacidades latentes deve ser encorajado pelo educador em todos os sentidos. Após concluirmos com vontade de alçarmos vôo, a pedido dos cursistas, passamos para uma revisão do Sistema de Avaliação; Direitos e Deveres e o Projeto que deverá ser desenvolvido para a finalização do programa. Foi utilizado o Guia Geral para referenciar o esclarecimento. Falamos também da pasta e do portifólio. Passamos então para a dinâmica do barbante caracterizando assim os marcos profissionais e os mais significativos da trajetória do educador. Refletimos sobre o verdadeiro papel do professor de Língua Portuguesa e os principais aspectos de sua prática docente. Considerando o período junino onde as escolas já desenvolvem um projeto de dança (quadrilha) e comidas típicas, ficou impossível realizar a socialização da tarefa marcada anteriormente, tendo em vista o tempo escasso para a realização do avançando na prática.Ficou combinado para a próxima oficina. Finalizando a reunião, foi feita a avaliação do encontro e exibida uma mensagem “Para ser feliz”.

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